18 de julho de 2014

VIAJAR: Detalhes de Felicidade...#1


A Marília perguntou-me se eu não gostava de escrever sobre a minha viagem... Mas o que escrever? Sobre o que? Como escolher um lugar, uma memória, uma pessoa... Uma recordação?
Mas depois "bateu-me"... Porque não sobre o slogan preferido dos viajantes!?

"Viajar é ser feliz com pequenas coisas!"

Ser viajante não é propriamente o mesmo que "ir de férias". Carregar a mochila com as coisas essenciais para a viagem, não é o mesmo que fazer a mala para quinze dias de férias... Ser viajante não é mais, nem melhor do que "ir de férias" é simplesmente diferente! E é nessa diferença que as almas itinerantes encontram a felicidade.

Quando resolvemos dar o salto no escuro. Ou seja, quando de algum espaço recôndito da nossa mente nasce a ideia de partir pelo "mundo" à descoberta, na realidade estamos a decidir mudar o nosso conceito de felicidade.
E vocês perguntam-me.... Para que tantas aspas nas palavras? E principalmente, porque aspas na palavra - mundo?? Porque o conceito de "mundo" muda de viajante para viajante o que me faz acreditar que quando um viajante sai à descoberta do mundo, na realidade sai à descoberta do seu "mundo" ... Do "mundo" que povoa o seu imaginário. O "mundo" de um viajante pode ser uma cidade, um pais, um continente ou o planeta. Só por aqui, já da para perceber o quanto é caótica está coisa de ser viajante... E o viajante é feliz nesta coisa caótica.

Quando finalmente damos o salto no escuro, iniciamos a viagem escolhemos seguir a ideia maluca que brotou num canto recôndito da nossa mente... De mochila às costas, com o peso a variar entre os 10 e os 30 kg iniciamos o percurso de descoberta do nosso "mundo" de caóticas felicidades. E já contamos a primeira das pequenas felicidades, descobrimos que conseguimos ser concisos o suficiente para encaixar a vida numa mochila e sempre que ela por algum motivo fica mais leve (acabou o shampoo :) ) e temos que caminhar uns Kms até à paragem do autocarro, então é que nos sentimos felizes!!

O meu nome é Liliana e durante cinco meses de viagem eu posso dizer que a minha vida mudou,  todos iam compreender. Mas, na realidade, o que mudou foram as minhas definições de certos conceitos e entre eles o conceito de felicidade. Também eu aprendi a ser feliz com as pequenas coisas... Água quente quando está frio, ou água fria quando está calor, um quarto sem "bichos", alguém com quem falar, alguém com quem falar a nossa língua, roupa lavada, um sítio para lavar a roupa, tomar banho depois de 3 dias numa ilha sem água, o por do sol, o nascer do sol, a cor das árvores, a cor do mar... A coisa mais simples é capaz de nos tocar. Através dela o nosso conceito de felicidade alargasse. Aprendemos simplesmente a ser felizes com o pequeno sorriso da criança meia despida, que paramos na rua para cumprimentar, da mesma maneira, como somos felizes quando descobrimos que conseguimos subir o segundo vulcão mais alto da indonésia, foi difícil, estamos exaustos mas realizados e felizes...

O truque está no: "Como?" Como é que aprendemos a abarcar tudo no mesmo conceito de felicidade?

A experimentar... A experimentar resolver as situações que aparecem no nosso caminho, contrariando as nossas primeiras respostas, criando novas respostas, descobrindo energia onde achávamos que já não tínhamos, explorando o que nos rodeia e explorando mais ainda o profundo do nosso ser... 

( Continua na próxima semana! Para não perderes nenhum Detalhe de Felicidade faz Like na nossa Página de FACEBOOK, GOOGLE + ou podes ainda seguir o blog pelo BLOGLOVIN

Sem comentários:

Enviar um comentário